15 de fevereiro de 2010

Visita à Escola de Colmeias


No dia 14 de Dezembro de 2009 fomos visitar a Escola Básica Integrada de Colmeias. Ficámos muito impressionadas ao entrar na sala pois verificámos que a sala era muitíssimo pequena para acolher três crianças autistas, o Diogo, o Miguel e o Paulo.

Começaram por fazer a actividade rotineira: verificaram as presenças, o dia da semana, em que dia, mês e ano estavam, o estado do tempo, o horário individual; Escreveram e leram as novidades do fim-de-semana.


Por fim, cantaram a canção do bom dia onde acrescentaram os nossos nomes e a canção do Outono.
A sala segue as orientações do modelo TEACCH (Tratamento e Educação de Crianças com Autismo e Problemas de Comunicação Relacionados). Este modelo faz corresponder um cubículo a cada autista, e nele a criança cria mentalmente "estruturas internas" que devem ser transformadas por ela em "estratégias" e, mais tarde, automatizadas de modo a funcionar fora da sala de aula em ambientes menos estruturados. A professora utiliza estes compartimentos individuais para melhor desenvolver individualmente as suas aptidões sem que estes interfiram com o espaço dos outros.



Relativamente aos trabalhos, a professora apresentou-nos os dossiês individuais. As diferenças eram muito notórias, e verificámos que cada um tem aptidões muito próprias daí a professora tentar dar exercícios específicos que visam desenvolver ainda mais as suas aptidões.


Foi uma actividade muito enriquecedora que nos permitiu ter o primeiro contacto em grupo com a realidade autista, superando as nossas expectativas pois as crianças revelaram-se muito acolhedoras facilitando a nossa interacção com eles.

Conseguimos sair daquela sala mais conhecedores da realidade autista e sensíveis ao seu complicado mundo.

3 comentários:

  1. Acho absolutamente fantástico o trabalho até agora desenvolvido e acho que também é de louvar a vossa atitude ao deslocarem-se ao encontro do autista e do meio que o envolve, pois apenas desta forma é possível compreender a sua forma de viver.
    Por acaso estudei nessa escola e sempre achei muito importante o facto de os alunos com necessidades especiais (os autistas inclusive) estarem em contacto com a comunidade escolar, não estando isolados das outras crianças, mas recebendo todo o carinho e atenção disponibilizados pelas funcionarias.

    Beijinhos e continuem o excelente trabalho:
    Ana Fiuza

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  2. Muitos parabéns pelo vosso trabalho!!

    vou começar a passar para ver as novidades.

    cumprimentos, Manuel Gaspar

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  3. Bom dia!

    Sou mãe de uma criança autista e acho a vossa descriçao desse dia fantástica...de facto estas crianças têm muito para nos dar e ensinar!

    A minha filha também está numa sala especializada, no entanto fui obrigada a colocá-la no privado..São raras essas salas no ensino público.

    É recomfortante saber que há cada vez mais jovens a preocuparem-se com o autismo..

    Continuação de bom trabalho,

    Paula Figueiredo

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Obrigada pela colaboração!