15 de fevereiro de 2010

Visita à Escola de Colmeias


No dia 14 de Dezembro de 2009 fomos visitar a Escola Básica Integrada de Colmeias. Ficámos muito impressionadas ao entrar na sala pois verificámos que a sala era muitíssimo pequena para acolher três crianças autistas, o Diogo, o Miguel e o Paulo.

Começaram por fazer a actividade rotineira: verificaram as presenças, o dia da semana, em que dia, mês e ano estavam, o estado do tempo, o horário individual; Escreveram e leram as novidades do fim-de-semana.


Por fim, cantaram a canção do bom dia onde acrescentaram os nossos nomes e a canção do Outono.
A sala segue as orientações do modelo TEACCH (Tratamento e Educação de Crianças com Autismo e Problemas de Comunicação Relacionados). Este modelo faz corresponder um cubículo a cada autista, e nele a criança cria mentalmente "estruturas internas" que devem ser transformadas por ela em "estratégias" e, mais tarde, automatizadas de modo a funcionar fora da sala de aula em ambientes menos estruturados. A professora utiliza estes compartimentos individuais para melhor desenvolver individualmente as suas aptidões sem que estes interfiram com o espaço dos outros.



Relativamente aos trabalhos, a professora apresentou-nos os dossiês individuais. As diferenças eram muito notórias, e verificámos que cada um tem aptidões muito próprias daí a professora tentar dar exercícios específicos que visam desenvolver ainda mais as suas aptidões.


Foi uma actividade muito enriquecedora que nos permitiu ter o primeiro contacto em grupo com a realidade autista, superando as nossas expectativas pois as crianças revelaram-se muito acolhedoras facilitando a nossa interacção com eles.

Conseguimos sair daquela sala mais conhecedores da realidade autista e sensíveis ao seu complicado mundo.