16 de março de 2010

Diferença entre Autismo e Síndrome de Asperger



Autismo

É um distúrbio de ordem neurológica que afecta o indivíduo em vários aspectos. As crianças afectadas não costumam desenvolver uma inteligência normal, têm dificuldade em estabelecer relações, não possuem capacidades de comunicação, resistem às mudanças e comportam-se de forma ritual. As crianças autistas precisam de disciplina e rituais, tem a necessidade de ser ajudadas a organizarem-se mentalmente.




Síndrome de Asperger

Distúrbio generalizado do desenvolvimento que produz nas crianças afectadas uma grande empatia, colocar-se no lugar dos outros e entender as suas emoções. São crianças rigidamente literais, não entendem os duplos sentidos nem a ironia, possuem
uma compreensão muito ingénua das situações sociais e não sabem como manipulá-las em seu benefício. O grau de intensidade do distúrbio é variável: por isso, as pessoas afectadas podem ter uma vida social mais ou menos normal. O distúrbio costuma ser associado a uma grande inteligência, em parte pela capacidade das pessoas afectadas se concentrarem intensamente em determinados temas.

2 comentários:

  1. A opinião dominante entre a comunidade psiquiátrica parece ser a que não há diferença:

    http://www.dsm5.org/ProposedRevisions/Pages/proposedrevision.aspx?rid=97

    http://www.dsm5.org/ProposedRevisions/Pages/proposedrevision.aspx?rid=94

    Já agora,

    "O distúrbio costuma ser associado a uma grande inteligência"

    Há alguma prova disso? O que eu tenho lido em todos os sítios em que os portadores de SA vão do atraso mental moderado ao "génio", nas mesmas proporções que as pessoas "normais", mas que como, por definição, ninguém pode ser diagnosticado com SA se tiver um atraso mental significativo, isso sobe ligeiramente a sua média de inteligência face ao conjunto da população (já que na população global há pessoas com atrado mental profundo).

    ResponderEliminar
  2. ds medicos acham que meu filho tem sindeome,mas eu acho que ele e autista.o que eu faço

    ResponderEliminar

Obrigada pela colaboração!