16 de março de 2010

Diferença entre Autismo e Síndrome de Asperger



Autismo

É um distúrbio de ordem neurológica que afecta o indivíduo em vários aspectos. As crianças afectadas não costumam desenvolver uma inteligência normal, têm dificuldade em estabelecer relações, não possuem capacidades de comunicação, resistem às mudanças e comportam-se de forma ritual. As crianças autistas precisam de disciplina e rituais, tem a necessidade de ser ajudadas a organizarem-se mentalmente.




Síndrome de Asperger

Distúrbio generalizado do desenvolvimento que produz nas crianças afectadas uma grande empatia, colocar-se no lugar dos outros e entender as suas emoções. São crianças rigidamente literais, não entendem os duplos sentidos nem a ironia, possuem
uma compreensão muito ingénua das situações sociais e não sabem como manipulá-las em seu benefício. O grau de intensidade do distúrbio é variável: por isso, as pessoas afectadas podem ter uma vida social mais ou menos normal. O distúrbio costuma ser associado a uma grande inteligência, em parte pela capacidade das pessoas afectadas se concentrarem intensamente em determinados temas.

O autismo é genético?


O autismo é um dos distúrbios mais estudado e menos conhecidos. As causas do autismo ainda estão por descobrir, no entanto há algumas teorias que tentam explicar o seu aparecimento. Dentro dessas teorias há uma teoria que diz que quando há alguém com autismo na família, temos probabilidades acrescidas de vir a ter mais casos nessa mesma família. No entanto, todas elas são teorias e como tal são apenas hipóteses, podendo estas serem verdadeiras ou falsas.

Há tratamentos para o autismo?


O autismo não tem cura e portanto não existem tratamentos. Como este espectro é caracterizado pela ausência de reciprocidade social, comunicação verbal e não verbal deficiente e comportamentos inflexíveis e repetitivos, existem terapias que podem ajudar a desenvolver uma criança com autismo. Por exemplo a hipoterapia (terapia com cavalos), a musicoterapia (terapia com música), a sala se snoezelen (que ajuda a estimular os vários sentidos), etc.

O autismo é contagioso?

Não, o autismo não é contagioso.

O autismo afecta toda a gente?

O autismo não afecta toda a gente, afecta apenas uma percentagem reduzida de pessoas. Como as causas desta síndrome ainda são desconhecidas, não podemos prever quem virá a afectar e portanto qualquer pessoa pode nascer com o espectro do autismo.

Em que idade é diagnosticado o autismo?



O autismo, normalmente, é diagnosticado por volta dos dois anos de idade. No entanto esta idade não é fixa e pode oscilar até aos três anos e meio.

O autismo tem cura?

Não, o autismo é uma síndrome que não tem cura. Pode ser contornada com algumas terapias, que ajudam a desenvolver as competências cognitivas e motoras.

12 de março de 2010

Sintomas do Autismo ...



- Aparenta desinteresse ;



- Dá risadas ou gargalhadas sem razão;



- Não aponta com o indicador para mostrar interesse;



- Evita o contacto visual;



- Afeiçoa-se inadequadamente a objectos;



- Tem crises de choro e de extrema tristeza sem razão aparente;



- Não responde quando chamado, por vezes parece surdo;



– Não compreende o medo ou o perigo real;



– Tem dificuldade em se envolver ou brincar com outras crianças;



– Faz eco de palavras ou frases;



– Sabe fazer alguma coisa muito bem, mas não faz tarefas que envolvam a compreensão social;



– Gosta de objectos que rodopiem ou girem;



- Não tem brincadeiras faz - de – conta, ou tem brincadeiras repetitivas e invulgares;



- Demonstra agitação extrema, hiperactividade ou passividade extrema;



– Indica as suas necessidades levando os adultos pela mão;



– Tem aparente insensibilidade à dor;


– Por vezes, não gosta de ser abraçado ou tocado;



– Goste de rotina no dia-a-dia, não gosta de mudanças;



– Não responde aos processos normais de aprendizagem;



– Tem comportamento invulgar ou movimentos do corpo, tais como bater os braços ou balançar-se e saltar.